Skip to main content

BNZ em foco

A Crise do Mercado Imobiliário e o Reflexo nos Shoppings Center

Publicada em: 18/09/23

22/02/2017

 

O ano de 2016 foi marcado como aquele em que o mercado imobiliário sofreu o maior impacto de sua história. Além de algumas decisões obtidas nos Tribunais de Justiça, as deliberações na esfera política e econômica também impactaram e muito este mercado, em especial, os shoppings centers.

Até o ano de 2014, o mercado dos shoppings centers cresceu acima da inflação, apresentando taxa de dois dígitos de crescimento.

A partir do ano de 2015, o cenário passou a ser diferente, atingindo sua maior queda no ano de 2016. De 2010 a 2015, os shoppings cresceram, em média, 12,75% ao ano, e os investimentos que em 2012 chegaram a 23 bilhões de reais, caíram, em 2016 para 14 bilhões de reais.

A inauguração de novos shoppings centers também passou por uma queda, enquanto em 2013 foram inaugurados 38 shoppings centers, no ano de 2015 ocorreram apenas 18 inaugurações.

Além do baixo investimento no setor, o que causou o maior desconforto tanto para os empresários do setor quanto aos consumidores, hoje há o problema da vacância das lojas que significa a existência de espaços das lojas sem locação.

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Ibope Inteligência, a dificuldade em locar os pontos comerciais foi maior nos empreendimentos inaugurados depois de 2012, o qual teve em média 45% de vacância, o que corresponde a 6 mil lojas desocupadas.

A pesquisa apontou que, entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016, foram inauguradas 5.850 novas lojas nos shoppings, no mesmo período, porém, 5.600 estabelecimentos foram fechados.

Nesse sentido, caso consigamos retomar o crescimento da economia, o que certamente alavancará o mercado dos shoppings centers, espera-se que os espaços vagos sejam reocupados em até 6 anos. Este seguimento, certamente, é um dos mais importantes do comércio e da economia das cidades e naturalmente merece ser reaquecido em um curto (ou no mais tardar, médio) espaço de tempo.

Resta-nos, esperar e torcer.

                                                                                                                                           

 Tiago Dal Bo Pastore

Uma seleção dos principais temas do campo jurídico especialmente para você